Institucional

Pastoral da Comunicação

 

“A Pascom ( Pastoral da Comunicação ) da diocese de Caratinga, está a serviço da Igreja. Não é uma pastoral a mais na Igreja, não visa divulgar a si própria, mas as ações realizadas na comunidade. A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. A palavra “pastoral” tem sua raiz no verbo “apascentar”, “pastorear” e no termo “pastor”. Nesse sentido, a Pascom é a pastoral do ser comunidade e do estar em comunhão, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo. Com esse objetivo a equipe diocesana da Pastoral da Comunicação da diocese de Caratinga lança o site.

As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Compreendendo a Pascom em sua abrangência, algumas características se destacam:

1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;

2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;

3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;

4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;

5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e

6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.

 

ESTE PORTAL é mantido pelos coordenadores de Pastoral da Comunicação e supervisionado pelo Assessor de Comunicação e diretor espitirual da Pascom,  Pe. Moacir Ramos Nogueira.

Qualquer crítica, acompanhada de sugestão para a melhoria do trabalho, pode ser encaminhada ao seguinte e-mail:

pascomdiocesedecaratinga@gmail.com